ósmio - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

ósmio - traduzione in russo

ELEMENTO QUÍMICO COM NÚMERO ATÓMICO 76
Osmio

ósmio         
{m}
- осмий, Os
ósmio         
осмий, Os
ósmio m      
хим осмий

Definizione

ósmio
sm (osmi+io2) Quím Elemento metálico polivalente, duro, quebradiço, cinza-azulado ou azul-escuro, de ponto de fusão alto, 2.700°C, da família da platina, o metal mais pesado que se conhece; ocorre nos minérios de platina, principalmente associado com o irídio na iridosmina, e é usado sobretudo como catalisador e em ligas duras com platina ou rutênio (em pontas de penas de escrever, por exemplo). Símbolo Os, número atômico 76, massa atômica 190,2.

Wikipedia

Ósmio

O ósmio é um elemento químico, símbolo Os, de número atômico 76 (76 prótons e 76 elétrons), com massa atómica 190,23 u e que está situado no grupo 8 da classificação periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição classificado no grupo da platina. À temperatura ambiente o ósmio encontra-se no estado sólido. Ambos ósmio ou irídio podem ser considerados os elementos mais densos. À temperatura e à pressão ambiente, a densidade calculada do ósmio é 22,61 g/cm3 e a densidade calculada do irídio é 22,65 g/cm3. No entanto, o valor medido experimentalmente (utilizando cristalografia de raios-x) para o ósmio é de 22,59 g/cm3, enquanto que a de irídio é de 22,56 g/cm3. Normalmente, o ósmio é o elemento mais denso.

É empregado em algumas ligas com a platina e irídio. Uma liga de ósmio-irídio é usada em implantes cirúrgicos. O seu óxido é usado como oxidante e catalisador em sínteses químicas, e como pós-fixador biológico pela sua capacidade de impregnação em membranas celulares, auxiliando na visualização ultra-estrutural de tecidos em um microscópio eletrônico de transmissão.

Foi descoberto em 1802 por Smithson Tennant analisando resíduos de platina.